BlogBlogs.Com.Br

18 de outubro de 2012

Derrubou água ou café em cima do teclado?

Fonte da Imagem BringIT
Quem aqui já derrubou um copo d’água ou uma xícara de café em cima do notebook? É desesperador, mas com as nossas dicas você pode controlar a situação.

“A primeira coisa é desligar imediatamente o carregador (caso esteja conectado) e retirar a bateria. Para os modelos que não possuem bateria removível deve-se desligar a chave que fica na parte de baixo do equipamento”, ensina Felipe José Adimari de Souza Netto, do setor de Engenharia de Informática da Philco.

Nesse tipo de situação a velocidade faz toda a diferença, “mantenha a calma e jamais tente ligar o equipamento após ser molhado, isso aumenta exponencialmente o risco de danos”, esclarece Netto.

Sabe aquela história, “não chore pelo leite derramado”? É mais ou menos a mesma lógica. Não sacuda e nem vire o equipamento de cabeça para baixo, isso fará com que o líquido passe mais uma vez pelo teclado.

Seguindo as dicas do especialista, seque a área externa usando o que estiver à mão, pode ser papel, toalha, roupa. Quanto mais absorvente melhor. Se tiver um aspirador de pó doméstico capaz de aspirar líquido, será um grande aliado nesse momento de desespero. Incline o equipamento deixando sempre o lado da saída de ar mais baixo, é por ali que o líquido deve sair.

Dicas:
Se você derrubou água, pegue um secador de cabelo e vá secando até ter certeza absoluta que não existe qualquer gota lá dentro. Para outros líquidos não é indicado.
A garantia não cobre esse tipo de incidente, mas faça a conta: é muito mais barato pagar por uma limpeza do notebook do que pagar para substituir a placa mãe, por exemplo.
A não remoção desses líquidos causa severa oxidação, diminuindo significativamente a vida útil do produto, por isso é altamente recomendável que leve o equipamento à uma assistência técnica.
Alguns problemas que o líquido pode causar: teclado (algumas teclas podem deixar de funcionar ou até mesmo todas); HD (há um risco de perda dos seus dados); leitor de DVD; LCD; falhas nas portas (USB, VGA, HDMI); pode começar a desligar sozinho, travar ou ficar lento; falhas no áudio; bateria deixa de carregar; equipamento deixar de ligar.
Viu? O assunto assusta, mas você pode controlar a situação. 
Fonte: PHILCO

Nenhum comentário: